sábado, 18 de junho de 2011

Eu acredito em Duendes

Nossa digníssima Presidenta, a senhora Odorica Roussef, declarou que lamenta muito que tenha sido mal interpretada na questão do RDC (Regime Diferenciado de Contratação), aberração legal aprovada na nossa honrada Câmara dos Deputados através de uma Medida Provisória que tratava originalmente da Aviação Civil.
O tal RDC prevê a licitação de obras voltadas para a Copa do Mundo de 2014 sem projeto básico e sem a divulgação de orçamento estimativo. Além de ser uma afronta à eficiente Lei de Licitações (Lei 8.666/93), propõe-se, segundo o governo, a evitar a formação de cartéis de empreiteiras e reduzir os custos das obras.
A Presidenta disse que nós "não entendemos" os objetivos do RDC. Confesso que de início não entendi mesmo, mas indo pra casa, ao passar perto da floresta da Reserva da Tiririca, cruzei com umas Fadas que me disseram que, apesar das alegações de que os atrasos nas obras seriam propositais, com o objetivo de se flexibilizarem as leis e os controles legais para a execução das empreitadas, tudo era uma grande calúnia.
Mais à frente, o Coelhinho da Páscoa me disse que tinha ouvido de um amigo empreiteiro que o BNDES já estava de prontidão para emprestar o dinheiro necessário à iniciativa privada para as obras, com o mínimo de garantias, já que era caso urgente, uma ilação maldosa e irresponsável do seu agora ex-amigo.
Fiquei meio desconfiado e resolvi conversar com os Duendes, que me garantiram que, apesar das fofocas de que o tal sigilo anti-cartel era sigilo só para uns, pois outros teriam acesso aos orçamentos estimativos e assim poderiam acertar na mosca o valor limite estipulado pelo governo, confiavam na pureza das intenções governamentais.
Cabreiro, ao chegar em casa fiz imediatamente um interurbano para a Lapônia. Ninguém melhor do que o Papai Noel, do alto de sua experiência e sabedoria, para me confirmar ou não esses boatos. Pois o Bom Velhinho me garantiu que era tudo mentira! Disse que a fala do Ministro dos Esportes, que disse que quem era contra o RDC estava fazendo lobby para as empreiteiras, era a expressão da mais pura verdade. Disse ainda que eram injustas as acusações contra seu amigo, o Dr. Ricardo Sujeira, de cujas fazendas em Piraí-RJ costumava comprar queijo para seus anões e levar a pastar suas renas no inverno, e também em cuja mansão em Delray Beach, na Flórida, costumava passar suas férias de verão!
Maldosa essa gente, não é mesmo? Então só porque as obras vão ser feitas com projetos sigilosos, baseados em orçamentos secretos, amparadas legalmente por alguns artigos enfiados dentro de uma MP que nem sequer era sobre o assunto, é sinal de que vai haver falcatrua? Estão é querendo manchar a reputação ilibada de nossos governantes petistas, pessoas pelas quais qualquer brasileiro em pleno gozo de suas faculdades mentais colocaria a mão no fogo! Prefiro acreditar nas Fadas, no Coelhinho da Páscoa e no Papai Noel! Eu acredito é nos Duendes!
Isso me cheira a intriga da direita, dos neo-liberais de olhos azuis que não respeitam nossa identidade tupiniquim, personificada na pessoa de nosso herói nacional, o grande Macunaíma, nosso herói sem caráter!
E viva o futebol!
E viva o Brasil, a Sucupira pós-moderna!
E viva Macunaíma, nosso herói sem caráter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário